EAD COM O GOOGLE

[+]

ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES

Administre suas aulas em uma plataforma segura e prática para simplificar a vida de professores e alunos reunindo todas as turmas e disciplinas em um só aplicativo ou endereço. Crie sua sala de aula e diversas atividades livres ou com as ferramentas do Google, inclusive tendo a possibilidade de transmitir aulas ao vivo com o Meet, tudo integrado em um ambiente privado e profissional.

 

1º Passo: criar ou fazer login com uma conta do Gmail que tenha o domínio @gmail.com.

2º Passo: acessar o Google Sala de Aula.

3º Passo: criar turma.

4º Passo: copiar o código da turma e compartilhar com os alunos.

5º Passo: trabalhar dentro do Google Sala de Aula.

6º Passo: para lecionar ao vivo por videoconferência utilize o Meet.

Importante: para participar de uma turma ou videoconferência necessariamente o aluno deverá se conectar com um gmail.

 

PARA TRANSMITIR AULAS AO VIVO NO GOOGLE MEET

Nessa modalidade com o opcional de gravar as aulas será necessário que os profissionais da Educação utilizem o email institucional educacao.mg.gov.br e em seguida o Meet onde se iniciará uma reunião (aula ao vivo) que irá gerar um link de compartilhamento a ser divulgado para os alunos no Google Sala de Aula ou nos canais de comunicação estabelecidos pela escola e professores. O aluno acessará tudo da mesma forma. Caso o professor não tenha interesse em gravar a aula poderá fazer tudo com o mesmo gmail.

 

RESSALVAS PARA ESSA OPERAÇÃO
1. Poderia ser bem mais prático adotar os mesmos procedimentos detalhados com o gmail via email institucional para gerir o Google Sala de Aula e o Google Meet em uma só conta, a vantagem seria a possibilidade de integrar o Meet à turma criada no Google Sala de Aula, mas há impedimentos técnicos por questões coorporativas do Google; então esse é um caminho aplicável para se utilizar ambos e entregar uma opção completa para os alunos. Na prática é mais fácil do que parece.

2. Para que o aluno tenha um acesso unificado à uma escola virtual personalizada com material e aulas ao vivo de todos os seus professores será necessário que o profissional da Educação utilize o Google Sala de Aula com um gmail e caso queira transmitir aulas ao vivo com gravação o faça utilizando o email institucional do Estado; fora desse mecanismo o aluno não conseguirá se conectar a unidade escolar nessa proposição.

 

ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES

 

1º Passo: criar ou fazer login com uma conta do Gmail que tenha o domínio @gmail.com.

2º Passo: acessar o Google Sala de Aula.

3º Passo: participar da turma ingressando com um código fornecido pelo seu professor.

4º Passo: seguir as instruções e realizar as atividades propostas.

5º Passo: estudar dentro do Google Sala de Aula.

6º Passo: em caso de aulas ao vivo, acessar o Meet e entrar com o código ou link gerado pelo professor.

ACESSO RÁPIDO